"VOU TODOS OS DIAS AO GINÁSIO E CONTINUO NA MESMA!

ring-2585998_1920.jpg

Muitas vezes os resultados dos treinos demoram mais do que gostaríamos. Às vezes teimam mesmo em não aparecer. Isto porque talvez esteja a fazer a alimentação errada. Os alimentos certos pré e pós treino ajudam a acelerar o processo e potenciar o exercício. 

Há regras de ouro que são constantes para qualquer dieta, tais como: beber 2 litros de água por dia; resistir aos fritos e doces; ingerir fruta ao pequeno-almoço; optar por jantar apenas sopa ou uma salada leve sem hidratos de carbono e deixar a carne ou peixe para o almoço.

Vamos às dicas para quem vai todo o santo dia ao ginásio, mas que se sente e quando se olha ao espelho, está exatamente na mesma, como a lesma.

Antes do treino o ideal é consumir alimentos de absorção gradual para que haja energia. Depois do treino, visto haver necessidade de aumentar o pico de energia, os alimentos escolhidos devem ser de absorção rápida. A escolha deste tipo de alimentos vai também ajudar a evitar as dores musculares e, consequentemente, a falta de energia e motivação para os treinos.

Alimentação Pré-treino:

Devemos fazer uma refeição até 1 hora antes do treino, nunca menos, para evitar que o sangue esteja concentrado no processo digestivo.

Os alimentos ideais são os ricos em hidratos de carbono de baixo índice glicémico que evitam a libertação grande de insulina e a queda brusca de glicemia sanguínea (barra de cereais, arroz ou massa integral) e proteína (peru, frango, peixe, ovos) bem como o chá verde ou café (para acelerar o metabolismo) e fruta (maçã, pera ou frutos vermelhos).

Alimentação Pós-treino:

Até 2 horas após a atividade física, o organismo vai absorver de forma mais eficiente o que ingerirmos, mas o ideal é fazer uma refeição ligeira 30 minutos após o treino. Os alimentos ideais farão a recomposição das microlesões geradas no músculo devido ao esforço físico e evitarão a queda da imunidade. 

Deve-se aumentar a insulina e, como tal, alimentos doces e de absorção rápida são os indicados. Por exemplo: gelatina, banana, laranja, sumo verde ou iogurte. 

Durante o exercício físico aumentamos a produção de radicais livres (moléculas nocivas ao organismo) por isso é muito importante optar por uma alimentação mais rica em antioxidantes tais como os frutos vermelhos e frutos secos.

Siga os meus conselhos aqui no Smart Blog e bons treinos.

Rita Andrade