ANEMIA, A DOENÇA ESCONDIDA NOS SINTOMAS DO STRESS
Cansaço, intolerância ao frio, pele pálida, pálpebra inferior descolorada, redução da imunidade que pode resultar em infeções frequentes, falta de ar, unhas achatadas e finas ou coiloníquia (unhas em forma de colher), tonturas, dificuldade de raciocínio e concentração são alguns dos sintomas comuns da anemia, uma condição de saúde que afeta cerca de 20% dos portugueses mas a maioria não sabe.
O que é?
A anemia é uma deficiência no tamanho ou número de glóbulos vermelhos ou na quantidade de hemoglobina que contém. Esta deficiência limita a troca de oxigénio e dióxido de carbono entre o sangue e as células dos tecidos.
Como diagnosticar?
A Organização Mundial de Saúde define anemia como uma concentração de hemoglobina inferior a 13g/dl nos homens e de 12g/dl nas mulheres. Nas crianças até aos 15 anos e nas grávidas, o valor de 11g/dl é indicativo de anemia.
Quais são as causas?
A maioria das anemias é causada pela falta de nutrientes necessários para a síntese normal dos eritrócitos, principalmente ferro, vitamina B12 e ácido fólico.
A anemia mais prevalente no mundo é a ferropénica - por défice de ferro.
As causas mais comuns desta anemia são a baixa ingestão alimentar de ferro, a absorção inadequada do nutriente (ex: doença intestinal), o aumento das necessidades de ferro em diferentes fases da vida (ex: gravidez) e a excreção elevada (ex: menstruação).
Como tratar?
É importante aumentar o ferro absorvível na dieta, juntar uma fonte de vitamina C em todas as refeições, ingerir carne, feijão, ervilhas, frutos secos, gema de ovo, cereais integrais, vegetais de folha verde escura, marisco, sardinha, gérmen de trigo e diminuir o consumo de chá e café às refeições.
A saber:
Há substâncias que interferem na absorção do ferro como os oxalatos (presentes no espinafre cru e no chocolate), os fitatos (presentes na soja e cereais não refinados), os taninos (presentes no chá preto) e os polifenóis (presentes no café).
Suplementação adequada:
Por vezes é necessária uma suplementação oral de ferro inorgânico na forma ferrosa para tratar mais rapidamente a anemia.
Mitos:
Sumo de beterraba evita a anemia.
A beterraba possui muito pouco ferro, enquanto a carne vermelha possui cerca de sete vezes mais, além de ser mais facilmente aproveitado pelo organismo. É um ótimo alimento, porém não cura a anemia.
Já sabem que o segredo de uma alimentação saudável é simples: comer mais do que vem da terra e menos do que tem prazos de validade muito longos.