BRONZE E ALIMENTAÇÃO DE VERÃO
A alimentação certa para os meses de Verão não se baseia só nas dietas hipocalóricas ou relacionadas com a estética. A nossa melanina tem de ter aliados para proteger a pele e ter um bronzeado saudável. Há alimentos certos para tomar antes e depois da exposição solar.
Antes do sol:
É imprescindível estarmos protegidos contra os raios UVA. Além de um fator de proteção alto e de evitar as horas de sol mais perigosas a chave para a alimentação certa está sempre no equilíbrio e escolhas que já todos reconhecemos como saudáveis, como frutas, vegetais, carnes brancas e no mínimo 2 litros de água por dia.
A vitamina C protege as fibras de elasteno e colagénio da pele podendo ajudar a diminuir os efeitos nocivos do sol, a vitamina E ajuda a controlar os radicais livres resultantes da exposição solar, os alimentos ricos em cálcio são importantes para metabolizar a vitamina D e os alimentos ricos em flavonóides limitam o envelhecimento da pele (como o chocolate negro com mais de 70% de cacau).
Boas escolhas para esta fase são manga, tomate, bróculos, batata doce, laranja, espinafres, frutas vermelhas, ovo, amêndoas e melão.
Depois do sol:
Após a exposição solar é importante hidratar o nosso organismo com a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia. Além da hidratação, há que restabelecer a saúde da pele e cabelo. (Nesta fase também deve usar bastante creme hidratante e evitar o uso de secador de cabelo).
Para a pele continuar bronzeada o ideal é ingerir alimentos ricos em betacaroteno como a cenoura, seja em sumo ou sopa e ingerir alimentos antioxidantes (com betacaroteno, vitamina C e vitamina E).
Para acalmar a pele pode fazer máscaras com aloe vera e abacate.
Boa praia. E bom bronze.