NUTRIÇÃO FUNCIONAL: O QUE É? O QUE FAZ?

watermelon-869207_1920.jpg

O que é nutrição funcional?

Nutrição funcional já é uma expressão conhecida, mas decidi apresentar melhor este conceito que corresponde à minha prática clínica. A nutrição é uma ciência que atua na prevenção e tratamento das doenças contribuindo para um estado de saúde pleno. A nutrição funcional parte do princípio que cada um de nós tem necessidades diferentes com expressão genética, reações alimentares e ritmos biológicos únicos personalizando a terapia nutricional.

Função do Nutricionista Funcional

O nutricionista funcional tem uma abordagem preventiva das diversas patologias e procura as causas dos sintomas existentes utilizando os alimentos ou suplementos alimentares naturais para fornecer os nutrientes necessários de acordo com as funções que desempenham no organismo - observando-o como um todo.

O valor dos alimentos

Os alimentos não podem ser catalogados apenas pelo seu valor calórico porque uma fatia de bolo e 3 bananas podem ter a mesma quantidade de calorias, mas vão fornecer nutrientes (muito) diferentes e deles dependem a nossa saúde.

Conceitos fundamentais

O equilíbrio do organismo e a biodisponibilidade dos nutrientes nos alimentos são conceitos fundamentais para a prática clínica da nutrição funcional tendo em conta a interação alimentar, ou seja, há alguns alimentos cujos nutrientes são mais (ou menos) facilmente absorvidos na presença de outros.

Áreas de atuação

A nutrição funcional atua, por exemplo, na gestão do peso, desporto, fertilidade, infância, menopausa, gravidez ou nas patologias como a doença cardiovascular, hepática, renal, oncológica, degenerativa, respiratória, intestinal, alergias ou diabetes.

Prevenir em vez de remediar

Por vezes temos episódios repetidos de dor de cabeça ou muscular, distúrbios do sono, fadiga, stress, falta de concentração ou ganho de peso repentino e não relacionamos estes sintomas com erros alimentares, ou seja, carências nutricionais ou até sinais de intolerância alimentar. A nutrição funcional é uma área da saúde que ajuda a restaurar o bom funcionamento celular e, consequentemente, eliminar estes sintomas de uma forma natural, seja com terapia nutricional ou suplementação alimentar, em vez de “camuflar” o problema.

Modas alimentares e mitos

Lactose, glúten, ovos todos os dias, gordura proveniente dos frutos secos, hidratos de carbono à noite, arroz branco ou integral, metais pesados do peixe ou carne vermelha têm sido alvo de inúmeros artigos e publicações que, muitas vezes, instauram a dúvida em vez de esclarecer a dieta a adotar. O ideal é consultar um nutricionista e ter um plano personalizado adequado às tuas necessidades.

“Mais tempo na dispensa, menos tempo de vida”

A nutrição funcional defende a dieta mais natural possível com destaque para os alimentos biológicos e que têm curto prazo de validade como as frutas, os vegetais, ovos, carne ou peixe. As exceções são o mel, as leguminosas como o feijão ou as lentilhas e os frutos secos. Lembra-te que, por exemplo, as células cancerígenas se alimentam do açúcar.

O ideal é…

Beber no mínimo dois litros de água por dia;

Começar o dia a beber água e ter fruta ao pequeno-almoço;

Praticar um desporto;

Deitar cedo e cedo erguer (ou, se não for possível, dormir 8h/ noite);

Ingerir sopa ou salada (ou ambas) ao almoço e ao jantar;

Preferir alimentos naturais e cozinhados ao momento em detrimento de fast food e refeições pré-confecionadas.

São necessários pequenos passos para grandes resultados.

A saúde tem dois grandes pólos: o cérebro e os intestinos. Se todos os dias comermos alimentos naturais – aqueles que provém da terra – vamos sentir uma grande diferença no bem-estar geral.

Rita Andrade